quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Workshop W3i – Investigar na Era Digital



No passado dia 22 de dezembro de 2012 realizou-se o Workshop W3i, subordinado ao tema: «Investigar na Era Digital», organizado pelo Mestrado em Pedagogia do eLearning [MPeL] e pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] da Universidade Aberta.





sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Comentário ao meu PLE




Personal Learning Environments (PLE), segundo Mota (2009), representa o convergir de muitos aspetos que marcam as mudanças sociais e culturais provocadas pela evolução tecnológica, especificamente com a web 2.0. Esta inovação e evolução provoca uma transformação na educação e na forma da aprendizagem.

A era da tecnologia social, da web 2.0, promove a autonomia e poder do utilizador, a abertura, colaboração e partilha, a aprendizagem permanente e informal, sendo a rede um espaço de socialização, de conhecimento e de aprendizagem.

O percurso educativo e de aprendizagem é muito mais do que poderemos representar numa imagem virtual, mesmo fazendo um percurso dinâmico.
Ao longo dos anos vamos explorando ferramentas novas, publicamos trabalhos e pesquisamos na internet. Vamos deixando o nosso rasto pelo caos que é a internet, e nestes momentos, é que percebemos o quão difícil é reunir todas as informações sobre os ambientes que utilizamos, que demonstrem a nossa aprendizagem.
Neste sentido, pretendi com a minha representação visual do meu Personal Learning Environments demonstrar esse enredo de ferramentas que utilizo e exploro, nem todas com a mesma insistência, pois o tempo e a diversidade de ferramentas leva-nos a andar de ferramenta em ferramenta testando todas, explorando as melhores funcionalidades de cada uma para a nossa aprendizagem.
Neste sentido, estou presente nas redes sociais, tanto a nível pessoal, profissional e de no âmbito de aprendizagem pessoal. As redes onde estou presente são: Facebook, Linkedin, Diáspora, Twitter, Orkut e Google +. Tirando partido de todos os espaços o melhor que posso para a minha vida profissional e educacional, acompanhando os perfis e páginas de pessoas relacionadas com as temáticas de interesse.
As pesquisas online realizam-se a partir de vários espaços credenciados como são as bibliotecas digitais, a B-on, as revistas cientificas das áreas em pesquisa, repositórios institucionais (onde poderemos encontrar artigos e teses), e fazendo também recurso ao google scholar.
O armazenamento de pesquisa e documentos realiza-se através dos discos virtuais: dropbox, cx, skydrive e googledrive.
A partilha e divulgação da informação de trabalhos realizados e os artigos são reunidos no Diigo, Pinterest, scribd, slideshare, wikispaces, picassa, flickr, olhares e PBworks.
As ferramentas enunciadas no PLE são colaborativas, permitindo a sua divulgação por diversos espaços através dos RSS, promovendo uma interoperabilidade entre a maioria dos espaços onde estamos presentes e divulgando a nossa aprendizagem.
Em suma, fica a sensação que muito mais haveria para se dizer sobre este PLE, mas como a nossa aprendizagem deve ser efetuada ao longo da vida, também o PLE está em permanente construção, permitindo a aquisição de novos conhecimentos.

Referências bibliográficas:
Mota, J. (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. In Educação, Formação & Tecnologias, vol.2 (2); pp. 5-21, Novembro de 2009. Disponível em  http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66

terça-feira, 18 de dezembro de 2012