sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

OLDS MOOC - Week 1 - reflexão


OLDS MOOC - Week 1: Initiate

Reflexão pessoal de participação


Esta é a minha primeira experiência num MOOC (Massive Open Online Course), por isso, ter andado um pouco perdido no meio de tanta informação e não participar da forma que pretendia.
Apesar de considerar que as sugestões dadas pela equipa organizadora serem bastante claras e específicas, fica sempre a vontade de ler tudo o que se vai escrevendo, mas é um trabalho inglório, pois chega-se ao fim com a noção de que não se fez nada.
Neste sentido, esta semana foi pouco produtiva e foi mais para me reencontrar nesta realidade de um MOOC, com a perspetiva de conseguir encontrar o rumo pretendido para atingir os meus objetivos propostos:

·         Join a team and/or form one, preferably around a design challenge that is interesting to me.
·         Start to describe that design challenge
·         Research about Learning Design.

Todos os objetivos foram concluídos, pois integrei diversos grupos no googlegroups alusivos ao OLDS MOOC, foi criado um projeto individual no âmbito da formação de docentes para utilização dasferramentas web 2.0 na docência e realizou-se uma pesquisa sobre Learning Design. O facto de existir tanta informação, e muitos comentários dos participantes nos grupos OLDS MOOC houve uma dificuldade em realizar as atividades no tempo pretendido.

Tarefa terminada com direito a emblema de conclusão da semana 1.



******

A REFLECTION OF THE FIRST WEEK – OLDS MOOC


This is my first experience in a MOOC (Massive Open Online Course), therefore I have been a little lost in the middle of a lot of information and haven’t known how to participate.
Having considered the norms given by the organizing team quite clear and specific, there is always the urge to read through everything that is written, but it is not glorious work, because you reach the end with the notion that nothing has been done.
In this sense, this week has been little productive and was mainly so that I could rediscover MOOC, with the prospective of being able to find a desired direction in order to achieve my proposed goals.

·         Join a team and/or form one, preferably around a design challenge that is interesting to me.
·         Start to describe that design challenge
·          Research about Learning Design.

All objectives were completed as I was able to integrate several groups on googlegroups, created an individual project under the training of teachers inorder to use web 2.0 tools in teaching and carried out research on Learning Design. The fact that there is so much information to be gained by participants' comments in OLDS MOOC groups, made it difficult to perform the activities in the desired time.

Task completed with the right badge completion of week 1

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

OLDS MOOC - Week 1


O MOOC (Massive Open Online Course) intitulado «Learning Design for a 21st Century Curriculum» decorrerá entre 10 de janeiro 13 de março de 2013.

Este MOOC tem uma abordagem ativa e colaborativa para a aprendizagem. Os participantes serão convidados a analisarem de forma crítica as orientações dadas e recursos disponibilizados, usando-os para criar artefatos de design para partilhar e discutir com os outros. 


Week 1: Initiate

  10 - 16 January 2013




A primeira semana está a ser liderada pelo Dr. Yishay Mor da Open University e Walker Simon e Peter Bryant , da Universidade de Greenwich . Nesta primeira semana pretende-se conhecer os intervenientes, formar ideias e grupos de estudo, e por fim, iniciar projeto de currículo de design na sua área. Este projeto será uma oportunidade de aplicar e usar princípios, representações e metodologias que encontram por meio do MOOC. Pretende-se explorar as relações e distinções entre o Curriculum Design, Learning Design, Instructional Design, and Educational Design Research, e começar a identificar alguns dos grandes desafios da abordagem e conceção de um projeto de aprendizagem no século 21.



Os resultados da aprendizagem  para esta semana:

  • Explore uma variedade de definições de learning design
  • Iniciar projeto próprio projeto de aprendizagem / currículo
  • efinir learning design, como um campo de pesquisa e prática
  • Identificar alguns dos grandes desafios da utilização de uma abordagem de projeto de aprendizagem para a conceção de aprendizagem no século 21
  • Identificar temas específicos de interesse para explorar


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Workshop W3i – Investigar na Era Digital - Reportagem





Na sequência do Workshop W3i - «Investigar na Era Digital» realizado no dia 22 de dezembro de 2012, na Universidade Aberta - Lisboa, os doutorandos Nuno Ricardo Oliveira e Vitor Reis realizaram a reportagem da comunicação de Cristina Costa, subordinada à temática «Ensinar e aprender em contexto… com a ajuda da web». 


Para publicar esta reportagem realizou-se uma página no webnode, onde se criaram várias secções divididas da seguinte forma: 

  • Programa e recursos - divulgação do programa e das apresentações utilizadas pelos intervenientes; 
  • Reportagem – reportagem da comunicação «Ensinar e aprender em contexto… com a ajuda da web», disponibilizando excertos de vídeos e tweets realizados no momento da comunicação; 
  • Cristina Costa – página biográfica sobre a interveniente da comunicação em reportagem; 
  • Livro de Visitas – espaço para deixar os comentários sobre a temática, a comunicação e a página; 
  • Ensinar e aprender em contexto… - espaço de divulgação futura de outras comunicações, investigações, artigos ou conferências sobre a temática «Ensinar e aprender em contexto…»; 
  • Contacte-nos – espaço de divulgação dos contactos dos autores. 
  • RSS – Feeds de actualização da página.