sábado, 26 de janeiro de 2013

OLDS MOOC - Week 3



Week 3: Ideate

  24 - 30 January 2013



Os resultados da aprendizagem

  • Conceptualiza o processo de concepção de aprendizagem a partir de perspectivas diferentes;
  • Aplica alguns recursos de design de aprendizagem, ferramentas e métodos para o seu projeto;
  • Crítica uma série de abordagens pedagógicas e o papel que as diferentes tecnologias desempenham;
  • Partilha e discute os alicerces teóricos, benefícios e limitações de representações de design em contextos educacionais;
  • Desenvolve um storyboard inovador, actividades de aprendizagem e uma estrutura para a implementação;

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

OLDS MOOC - Week 2


Week 2: Inquire

  17 - 23 January 2013

Learner context as potential help (Luckin, 2010)



A segunda semana focaliza-se no contexto da aprendizagem em que são formadas algumas questões e procura-se explorar algumas abordagens contextuais do modelo de aprendizagem e refletir sobre as suas experiências.

Os resultados da aprendizagem  para esta semana:

  • Avaliar e rever o entendimento sobre o contexto do estudante e a sua relevância para o learning design;
  • Aumentar o conhecimento de abordagens para learning design;
  • Avaliar a relevância das abordagens contextuais para a própria prática de learning design;
  • Planear futuras aprendizagens sobre abordagens contextuais.




sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

OLDS MOOC - Week 1 - reflexão


OLDS MOOC - Week 1: Initiate

Reflexão pessoal de participação


Esta é a minha primeira experiência num MOOC (Massive Open Online Course), por isso, ter andado um pouco perdido no meio de tanta informação e não participar da forma que pretendia.
Apesar de considerar que as sugestões dadas pela equipa organizadora serem bastante claras e específicas, fica sempre a vontade de ler tudo o que se vai escrevendo, mas é um trabalho inglório, pois chega-se ao fim com a noção de que não se fez nada.
Neste sentido, esta semana foi pouco produtiva e foi mais para me reencontrar nesta realidade de um MOOC, com a perspetiva de conseguir encontrar o rumo pretendido para atingir os meus objetivos propostos:

·         Join a team and/or form one, preferably around a design challenge that is interesting to me.
·         Start to describe that design challenge
·         Research about Learning Design.

Todos os objetivos foram concluídos, pois integrei diversos grupos no googlegroups alusivos ao OLDS MOOC, foi criado um projeto individual no âmbito da formação de docentes para utilização dasferramentas web 2.0 na docência e realizou-se uma pesquisa sobre Learning Design. O facto de existir tanta informação, e muitos comentários dos participantes nos grupos OLDS MOOC houve uma dificuldade em realizar as atividades no tempo pretendido.

Tarefa terminada com direito a emblema de conclusão da semana 1.



******

A REFLECTION OF THE FIRST WEEK – OLDS MOOC


This is my first experience in a MOOC (Massive Open Online Course), therefore I have been a little lost in the middle of a lot of information and haven’t known how to participate.
Having considered the norms given by the organizing team quite clear and specific, there is always the urge to read through everything that is written, but it is not glorious work, because you reach the end with the notion that nothing has been done.
In this sense, this week has been little productive and was mainly so that I could rediscover MOOC, with the prospective of being able to find a desired direction in order to achieve my proposed goals.

·         Join a team and/or form one, preferably around a design challenge that is interesting to me.
·         Start to describe that design challenge
·          Research about Learning Design.

All objectives were completed as I was able to integrate several groups on googlegroups, created an individual project under the training of teachers inorder to use web 2.0 tools in teaching and carried out research on Learning Design. The fact that there is so much information to be gained by participants' comments in OLDS MOOC groups, made it difficult to perform the activities in the desired time.

Task completed with the right badge completion of week 1