sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

OLDS MOOC - Week 1


O MOOC (Massive Open Online Course) intitulado «Learning Design for a 21st Century Curriculum» decorrerá entre 10 de janeiro 13 de março de 2013.

Este MOOC tem uma abordagem ativa e colaborativa para a aprendizagem. Os participantes serão convidados a analisarem de forma crítica as orientações dadas e recursos disponibilizados, usando-os para criar artefatos de design para partilhar e discutir com os outros. 


Week 1: Initiate

  10 - 16 January 2013




A primeira semana está a ser liderada pelo Dr. Yishay Mor da Open University e Walker Simon e Peter Bryant , da Universidade de Greenwich . Nesta primeira semana pretende-se conhecer os intervenientes, formar ideias e grupos de estudo, e por fim, iniciar projeto de currículo de design na sua área. Este projeto será uma oportunidade de aplicar e usar princípios, representações e metodologias que encontram por meio do MOOC. Pretende-se explorar as relações e distinções entre o Curriculum Design, Learning Design, Instructional Design, and Educational Design Research, e começar a identificar alguns dos grandes desafios da abordagem e conceção de um projeto de aprendizagem no século 21.



Os resultados da aprendizagem  para esta semana:

  • Explore uma variedade de definições de learning design
  • Iniciar projeto próprio projeto de aprendizagem / currículo
  • efinir learning design, como um campo de pesquisa e prática
  • Identificar alguns dos grandes desafios da utilização de uma abordagem de projeto de aprendizagem para a conceção de aprendizagem no século 21
  • Identificar temas específicos de interesse para explorar


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Workshop W3i – Investigar na Era Digital - Reportagem





Na sequência do Workshop W3i - «Investigar na Era Digital» realizado no dia 22 de dezembro de 2012, na Universidade Aberta - Lisboa, os doutorandos Nuno Ricardo Oliveira e Vitor Reis realizaram a reportagem da comunicação de Cristina Costa, subordinada à temática «Ensinar e aprender em contexto… com a ajuda da web». 


Para publicar esta reportagem realizou-se uma página no webnode, onde se criaram várias secções divididas da seguinte forma: 

  • Programa e recursos - divulgação do programa e das apresentações utilizadas pelos intervenientes; 
  • Reportagem – reportagem da comunicação «Ensinar e aprender em contexto… com a ajuda da web», disponibilizando excertos de vídeos e tweets realizados no momento da comunicação; 
  • Cristina Costa – página biográfica sobre a interveniente da comunicação em reportagem; 
  • Livro de Visitas – espaço para deixar os comentários sobre a temática, a comunicação e a página; 
  • Ensinar e aprender em contexto… - espaço de divulgação futura de outras comunicações, investigações, artigos ou conferências sobre a temática «Ensinar e aprender em contexto…»; 
  • Contacte-nos – espaço de divulgação dos contactos dos autores. 
  • RSS – Feeds de actualização da página.



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Workshop W3i – Investigar na Era Digital



No passado dia 22 de dezembro de 2012 realizou-se o Workshop W3i, subordinado ao tema: «Investigar na Era Digital», organizado pelo Mestrado em Pedagogia do eLearning [MPeL] e pelo Laboratório de Educação a Distância e eLearning [LE@D] da Universidade Aberta.