terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bibliografia Anotada 1


Barcelos, G., Passerino, L., Behar, P. (2011). Redes sociais na internet: ambiente pessoal de aprendizagem na formação de professores iniciantes de matemática. In RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1 (julho/2011). ISSN 1679-1916 Disponível em http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/21902. Acedido a 08 de dezembro de 2012 

No âmbito da formação contínua de professores, as autoras salientam neste artigo, a importância das Redes Sociais na Internet, enquanto Personal Learning Environments (PLE) como um grande potencial para apoiar o processo de formação e contribuir para a integração das tecnologias digitais na prática docente.
O estudo envolveu 8 docentes de Matemática com os seguintes objetivos:
a) Fundamentar a utilização das tecnologias digitais nas escolas nas quais os professores lecionam;
b) Considerar o contexto do professor nas atividades;
c) Criar espaço de criação de recursos pedagógicos e de publicação dos mesmos;
d) Proporcionar momentos de formação entre pares.

Ao longo da formação foram sendo disponibilizadas ferramentas sociais (orkut, blogs, arquivos, twitter, wiki) de forma a melhorar a relação dos docentes com as tecnologias digitais e estes fazerem um upgrade às metodologias utilizadas em sala de aula. 

Da análise das atividades realizadas na formação as autoras sinalizaram que os recursos das Redes Sociais são fáceis de se usar e contribuem para a interação dos docentes e estudantes e entre os estudantes. Entendem as autoras que o uso das redes permite a partilha de informações diversas, gerando um ambiente menos formal para contexto educacional, podendo mesmo vir a servir como motivação para atividades mais formais.

Este estudo no âmbito de PLE considera-se importante pois demonstra através de uma realidade concreta, de formação de 8 professores de Matemática, que as Redes Sociais têm influência na prática docente melhorando a recetividade da matéria por parte dos estudantes e um elemento de motivação a estes para criarem ambientes pessoais de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário