Costa,
F., Cruz, E., Viana, J. (2011). A gestão de um PLE na perspetiva de estudantes
do ensino superior. In Paulo Dias &
António Osório - Actas da VII Conferência Internacional de Tecnologias de
Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2011. Disponível em
http://hdl.handle.net/10451/4207
.
Acedido 08 de dezembro de 2012
Um
estudo exploratório de caráter descritivo e interpretativo que pretende
compreender as dificuldades sentidas pelos estudantes do Ensino Superior quando
encorajados a utilizar os Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Para a realização
deste estudo utilizou-se um questionário aplicado a um grupo de estudantes do
2º ano de Licenciatura em Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa, após a
conclusão da Unidade Curricular em questão.
Os
autores do estudo chegaram à conclusão de que os estudantes não se sentem
preparados para esta metodologia de aprendizagem, preferindo interpelar os
professores diretamente, em vez de interagirem com os colegas e o espaço da
web. Salientando-se a grande dificuldade por parte dos estudantes no processo
de autodisciplina necessária para realizarem e participarem nas atividades
propostas, revelando, assim, dificuldades de organização pessoal, de gestão
individual do tempo e de adoção de práticas de trabalho contínuas e sistemáticas.
Este
estudo é importante e atual, pois demonstra-nos as maiores dificuldades
sentidas pelos estudantes utilizando os Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Os
autores do estudo sugerem, nas considerações finais, estratégias para lidar com
estas dificuldades emergentes, que passam pela promoção de competências como a
autonomia e organização individual do estudante, tirando partido das
tecnologias digitais disponíveis.