terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Bibliografia Anotada 2


Costa, F., Cruz, E., Viana, J. (2011). A gestão de um PLE na perspetiva de estudantes do ensino superior. In Paulo Dias & António Osório - Actas da VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2011. Disponível em http://hdl.handle.net/10451/4207. Acedido 08 de dezembro de 2012

Um estudo exploratório de caráter descritivo e interpretativo que pretende compreender as dificuldades sentidas pelos estudantes do Ensino Superior quando encorajados a utilizar os Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Para a realização deste estudo utilizou-se um questionário aplicado a um grupo de estudantes do 2º ano de Licenciatura em Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa, após a conclusão da Unidade Curricular em questão.

Os autores do estudo chegaram à conclusão de que os estudantes não se sentem preparados para esta metodologia de aprendizagem, preferindo interpelar os professores diretamente, em vez de interagirem com os colegas e o espaço da web. Salientando-se a grande dificuldade por parte dos estudantes no processo de autodisciplina necessária para realizarem e participarem nas atividades propostas, revelando, assim, dificuldades de organização pessoal, de gestão individual do tempo e de adoção de práticas de trabalho contínuas e sistemáticas.

Este estudo é importante e atual, pois demonstra-nos as maiores dificuldades sentidas pelos estudantes utilizando os Ambientes Pessoais de Aprendizagem. Os autores do estudo sugerem, nas considerações finais, estratégias para lidar com estas dificuldades emergentes, que passam pela promoção de competências como a autonomia e organização individual do estudante, tirando partido das tecnologias digitais disponíveis.




Bibliografia Anotada 1


Barcelos, G., Passerino, L., Behar, P. (2011). Redes sociais na internet: ambiente pessoal de aprendizagem na formação de professores iniciantes de matemática. In RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1 (julho/2011). ISSN 1679-1916 Disponível em http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/21902. Acedido a 08 de dezembro de 2012 

No âmbito da formação contínua de professores, as autoras salientam neste artigo, a importância das Redes Sociais na Internet, enquanto Personal Learning Environments (PLE) como um grande potencial para apoiar o processo de formação e contribuir para a integração das tecnologias digitais na prática docente.
O estudo envolveu 8 docentes de Matemática com os seguintes objetivos:
a) Fundamentar a utilização das tecnologias digitais nas escolas nas quais os professores lecionam;
b) Considerar o contexto do professor nas atividades;
c) Criar espaço de criação de recursos pedagógicos e de publicação dos mesmos;
d) Proporcionar momentos de formação entre pares.

Ao longo da formação foram sendo disponibilizadas ferramentas sociais (orkut, blogs, arquivos, twitter, wiki) de forma a melhorar a relação dos docentes com as tecnologias digitais e estes fazerem um upgrade às metodologias utilizadas em sala de aula. 

Da análise das atividades realizadas na formação as autoras sinalizaram que os recursos das Redes Sociais são fáceis de se usar e contribuem para a interação dos docentes e estudantes e entre os estudantes. Entendem as autoras que o uso das redes permite a partilha de informações diversas, gerando um ambiente menos formal para contexto educacional, podendo mesmo vir a servir como motivação para atividades mais formais.

Este estudo no âmbito de PLE considera-se importante pois demonstra através de uma realidade concreta, de formação de 8 professores de Matemática, que as Redes Sociais têm influência na prática docente melhorando a recetividade da matéria por parte dos estudantes e um elemento de motivação a estes para criarem ambientes pessoais de aprendizagem.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Bibliografia anotada sobre Personal Learning Environments

No âmbito da Temática 1 deveremos criar uma bibliografia anotada sobre Personal Learning Environments (PLE), neste sentido nada melhor que utilizar um espaço para recolha dos vários elementos bibliográficos encontrados. 

Assim, disponibilizo o link da pesquisa realizada de alguns artigos sobre a temática dos PLE (http://www.diigo.com/list/nrloliveira/PLE), pretende-se atualizar este espaço com novos artigos ou vídeos sobre o assunto mencionado.